Como evitar a intrusão de javalis e porcos-espinhos no jardim: como construir uma cerca elétrica
Como manter os javalis e outros animais selvagens longe de suas terras?
Empresários agrícolas ou pequenos agricultores privados dedicados ao cultivo da terra vivenciaram, pelo menos uma vez, a experiência de invasão de fauna que ameaça suas plantações (como, por exemplo, a intrusão de javalis, porcos-espinhos, corços).

Um dos métodos mais utilizados para manter os animais afastados da terra é a cerca elétrica. Além de combater a invasão de animais selvagens, também pode ser usado para proteger e delimitar animais de fazenda dentro de uma área.
A cerca elétrica funciona graças aos pulsos de corrente gerados por um energizador. Duas conexões separadas partem do energizador: uma para a cerca criada pelo fio condutor e outra para o terra.
Como construir uma cerca elétrica?
É aconselhável aterrar a cerca elétrica com 3 postes galvanizados, colocados a 3 metros de distância.
Quando um animal toca a cerca eletrificada, ele sofre um choque elétrico que dura milésimos de segundo. Desta forma, o animal irá se afastar.
Como manter os javalis afastados: o que você precisa para fazer uma cerca elétrica?
Para construir uma cerca elétrica é necessário ter alguns componentes básicos, incluindo o energizador, o fio condutor, os isolantes, o poste de aterramento e outros materiais.
A Gemi Elettronica é a empresa italiana que produz todos os materiais necessários para fazer uma cerca elétrica.
O energizador é o dispositivo que gera impulsos elétricos para a cerca. Escolher o energizador certo é essencial para ter a corrente certa na cerca.
A primeira distinção é feita de acordo com o tipo de alimentação, que pode ser:
Bateria de 12 V (que também pode ser combinada com um painel solar que recarrega a bateria);
corrente de 220 V.
Os diversos energizadores da Gemi Elettronica podem cobrir de 5 km a 8 km de perímetro real. Com pulsos gerados de 10.000 V a 15.000 V dependendo do modelo escolhido.

Como afugentar javalis: a escolha do fio comum
A escolha do fio comum depende do comprimento do recinto e dos animais para os quais o recinto é feito. De fato, cada fio tem sua própria resistência e sua própria capacidade dispersiva, indicada em ohm/m. Quanto mais próximo o valor ohm/mt estiver de zero, menor será a fuga de corrente, então a cerca funcionará melhor.
O fio condutor deve ser passado dentro dos isoladores, que são ferramentas que fixam e distanciam os fios elétricos dos postes usados para construir a cerca elétrica.
Os isoladores são diferenciados de acordo com o tipo de poste sobre o qual serão aplicados. Os postes podem de fato ser em madeira ou ferro. Portanto, existem isoladores de parafuso para postes de madeira e isoladores para barras de ferro.
A Gemi Elettronica está apta a fornecer produtos com a marca CE, fabricados na Itália, uma garantia de máxima segurança, tanto para humanos quanto para animais.
Todos os produtos podem ser adquiridos clicando aqui.